Fale conosco

(61) 3702-6602/3039- 6602

Ponto de atendimento

Agenda sua avaliação grátis

Veja as novidades

Acesse nosso blog

8 sinais de que é hora de trocar seu aparelho auditivo

sinais de que é hora de trocar o aparelho auditivo-min

Seu aparelho auditivo mudou sua vida, melhorou sua comunicação e trouxe mais tranquilidade, segurança e prazer nas atividades diárias, mas pode ter chegado a hora de dizer adeus. Como em todos os dispositivos eletrônicos, a vida útil das próteses tem validade e alguns problemas não podem ser resolvidos apenas com manutenção. 

É claro que muitas falhas podem ser consertadas, mas quando o dispositivo começa a apresentar problemas, o melhor é relatar ao seu fonoaudiólogo. O defeito pode ser apenas uma bateria fraca ou indicar o aumento do grau de sua perda auditiva, por exemplo.

Mas você sabe identificar os sinais de que seu aparelho não está mais funcionando como deveria? Sabe quando é hora de trocar seu aparelho auditivo? Neste artigo, vamos mostrar alguns deles e, se identificar o mesmo tipo de problema em seus dispositivos, procure seu fonoaudiólogo para uma avaliação.

 

Quais os sinais para trocar o aparelho auditivo?

 

1 – Não produz nenhum som

Se o aparelho auditivo não transmite mais som, a pergunta óbvia é: ele está ligado? Se o compartimento da bateria não foi bem fechado, pode ser esse o problema. Mas, se não é esse o caso, o volume pode estar muito baixo; tente aumentar para ver se funciona. Ainda assim não há nenhum som? Então, verifique se há algum bloqueio por cera de ouvido e, se houver, limpe com cuidado. Nada? A bateria pode estar descarregada ou, então, pode se tratar de um dano no seu aparelho.

Caso não consiga resolver, procure seu fonoaudiólogo para o devido ajuste ou orientação para novo aparelho auditivo. Ressalta-se: é muito importante que não se acomode com a situação para não prejudicar o seu tratamento, ok?

 

2 – O volume está muito baixo

O volume abaixo da sua necessidade pode ser causado por entupimento nos tubos do aparelho ou bateria fraca, o que é relativamente fácil de ser corrigido. Em outros casos, no entanto, pode acontecer porque o dispositivo está realmente desgastado ou danificado e é preciso um novo.

Ou, ainda, porque o grau da perda auditiva aumentou, indicando que o aparelho precisa de ajustes, ou ser trocado por uma prótese mais potente. Então, se perceber redução na sua capacidade de ouvir com o aparelho, procure seu fonoaudiólogo.

 

3 – Não é possível compreender a fala

Você consegue ouvir o som, mas não compreende a fala? Observe as pilhas do aparelho e, se estiverem corroídas, troque-as. Se o problema não for resolvido, pode ser umidade ou um mau funcionamento que exija manutenção ou mesmo troca.

No caso de sons distorcidos, o mais indicado é que você procure seu fonoaudiólogo, pois pode ser necessário realizar um mapeamento de fala, um procedimento para identificar problemas específicos que devem ser ajustados de acordo com as necessidades do paciente.

 

4 – O aparelho está “assobiando”

Assobios e ruídos incomuns no aparelho podem indicar que ele não foi colocado corretamente. Nesse caso, basta tirar e recolocar seguindo as instruções. Os barulhos continuam? Tente abaixar o volume e, se resolver, é sinal de que o som está vazando pela ventilação ou em volta do molde auricular, o que vai necessitar de ajustes.

Já se o problema é aquela microfonia desagradável, pode ser acúmulo de cera nos tubos ou bateria fraca, o que prejudica a qualidade do som e leva a esses ruídos incômodos.

Em todos os casos, consulte seu fonoaudiólogo para resolver o problema o mais breve possível.

 

5 – As manutenções estão muito frequentes

Um dos mais claros sinais para trocar o aparelho auditivo é quando você se tornou cliente assíduo na assistência técnica. Se você precisa procurar ajuda frequentemente por algum problema no dispositivo, talvez esteja na hora de considerar seriamente a troca.

Para saber exatamente o tamanho do problema e quais procedimentos mais adequados, converse com seu fonoaudiólogo. Um defeito que você considera só um “probleminha” pode acabar causando uma grande dor de cabeça se não for resolvido logo no início.

 

6 – A tecnologia está ultrapassada

A tecnologia dos aparelhos auditivos aumenta cada vez mais rapidamente e, se você quer estar conectado com o mundo moderno, precisa de um aparelho que lhe acompanhe nesse estilo de vida. Aparelhos com conectividade, recarregáveis, invisíveis, de uso contínuo por 24 horas, com inteligência artificial… O mercado atual proporciona uma série de funcionalidades que podem tornar sua experiência com próteses auditivas muito mais completa.

Clique aqui para ver mais benefícios do aparelho auditivo em seu dia a dia.

Então, se o seu aparelho atual não lhe oferece todas as opções que você gostaria, substituí-lo pode ser uma boa ideia, mesmo que ele ainda funcione bem. Avalie o custo-benefício e consulte seu fonoaudiólogo para uma troca consciente.

 

7 – O aparelho está absorvendo umidade

A umidade é extremamente prejudicial para aparelhos auditivos, portanto, deixe-os longe da água. Problemas como sons distorcidos ou mesmo ausência de transmissão podem indicar danos causados pela absorção de umidade.

Nesse caso, coloque o aparelho no desumidificador para ver se volta a funcionar normalmente. Se não resolver, procure a assistência para verificar como estão os mecanismos internos e se há necessidade de troca.

 

8 – A estrutura está danificada

Em alguns casos, não tem jeito: os danos no aparelho são tão sérios que não há alternativa para a substituição. Rachaduras, por exemplo, podem ser provocadas por quedas ou batidas e comprometer a qualidade do som ou mesmo o funcionamento do dispositivo. Além disso, oferecem riscos, porque os componentes internos não estão protegidos como deveriam.

 

Chegou a hora de trocar seu aparelho?

Todos esses sinais para trocar o aparelho auditivo devem ser levados em consideração e discutidos com seu fonoaudiólogo se você precisar ou quiser substituir suas próteses. Um dispositivo mais adequado às suas necessidades e com bom funcionamento é essencial para melhorar sua qualidade de vida, mas a escolha de um novo aparelho deve ser feita com critério.

Se você já identificou a necessidade de trocar seu aparelho, entre em contato conosco e conheça nossas soluções para problemas auditivos. Além de dispositivos com alta qualidade e tecnologia, temos uma equipe de profissionais especializados para lhe atender. Para facilitar ainda mais sua adaptação, oferecemos um teste grátis de seu novo aparelho. Solicite agora seu teste gratuito no DF.

Quero fazer um teste grátis com a Audiofisa!

CTA Audiofisa Teste Grátis do Aparelho Auditivo durante 7 dias!
Agente o seu Teste Grátis do Aparelho Auditivo por uma semana!

Leia também: 

 

 

 

 

Compartilhe

FAÇA UM TESTE GRÁTIS

    Mais posts